ATELIÊ ORIENTE

www.atelieoriente.com/feminismos
 

MULHERES E FEMINISMOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA

ATELIÊ ORIENTE

Curso teórico-prático que aborda a história da arte ligada aos movimentos feministas e a atualidade da produção e participação das mulheres nos sistemas de arte nacional e internacional. Propõe aproximações não usuais entre artistas brasileiras e estrangeiras para contribuir com o questionamento de mitos e clichês que engessam o entendimento da história da arte ou dos feminismos nas artes visuais. Serão apresentadas e discutidas obras de artistas visuais – performances, vídeos, fotografias, trabalhos conceituais, intervenções em espaço público etc. – que desde os anos 1960 até hoje vêm incorporando as críticas feministas e problematizando questões relacionadas à identidade, a gênero, às relações de sabe-poder e aos papéis sociais. O programa do curso vai enfatizar as relações entre arte e ativismo, isto é, os vínculos entre estética, ética e política, incluindo os desdobramentos LGBT e Queer mais recentes.

Professoras:

ROBERTA BARROS – Artista visual, pesquisadora e professora. Mestre e doutora em Artes Visuais pela EBA-UFRJ. Autora do livro Elogio ao Toque: ou como falar de arte feminista à brasileira, fruto de pesquisa vencedora do Prêmio Gilberto Velho de Teses. Em 2016, foi responsável pela organização de conteúdo e curadoria do evento Diálogos sobre o feminino: contextos brasileiros nas artes (visuais), realizado nos Centros Culturais do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.

 

SIMONE RODRIGUES – Artista visual, historiadora e curadora independente. Mestre em História Social da Cultura (PUC-Rio), diretora na NAU Editora e professora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Trabalha há mais de 20 anos com projetos que articulam educação, produção e mostras de arte e fotografia. Realizou pesquisa e curadoria da exposição A pintura em Pânico – fotomontagens de Jorge de Lima (2010). É autora do projeto Nomes do Amor – o amor que ousa dizer seu nome, com retratos e histórias de casais LGBTQI.