Emails

simone.fotografia@gmail.com

simone@naueditora.com.br

 

Fone

(+55 21) 3546-2838

Contato

SIMONE RODRIGUES

​Artista-pesquisadora que trabalha com questões de identidade, memória, corpo e sexualidade. Com formação em história e fotografia, usa principalmente imagens,  montagens, vídeos, objetos e instalações para construção de pensamentos, narrativas e proposições de experiências (projetos interativos e colaborativos).

 

Educadora, mestre em História Social da Cultura, com pesquisa  sobre a Fotografia como Arte e Documento, ministra uma série de programas teórico-práticos em torno da história da fotografia, história da arte, crítica feminista e lgbti-queer.

Fez parte dos grupos que fundaram o Foto in Cena, agência e produtora de fotografia, e o Ateliê da Imagem, escola e espaço cultural.

 

Exposições individuais

2003  Vila Velha. Exposição integrante do 21o. Fotofestival. Local: Montecchio Emilia (Itália). Período: 13 de dezembro a 18 de janeiro.

2001   Lomo / mas isso não é Lomo. Galeria Café. Ipanema.

 

Principais coletivas

2015  Ser Carioca da Gema, com curadoria de Marco Antonio Portela. Exposição coletiva integrante da série de 4 exposições Ser Carioca: Formas de sociabilidade no Rio de Janeiro, organizada pelo FotoRio - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro. Solar Grandjean de Montigny - Museu Universitário PUC-Rio, de 22 de junho a 21 de agosto.

2012  Caleidoscópias – videoinstalação (circuito fechado de vídeo, projetor, espelhos, tecidos). Obra realizada em parceria com Andrea Cals, Fernando Timba e Paola Barreto. Exposição integrante da Mostra Curta-cinema. Local: Centro Cultural da Justiça Federal (Rio de Janeiro-RJ). Período: 02 a 11 de novembro.

2012  Outros Tempos – Mostra de videoarte brasileira. Local: Galeria Maria Lucília Cruz (Bairro Alto, Lisboa, Portugal). Perídodo: setembro de 2012.

2011  Olhares Femininos. Local: FotoAtiva (Belém-PA,) e na Galeria Meninos de Luz (Rio de Janeiro-RJ). Período: abril e junho, respectivamente.

2009  NANO Stockholm. Local: Studio 44 – Estocolmo (Suécia). 11 de fevereiro a 01 de março.

2008  Formato Polaróide. Local: Galeria Meninos de Luz (Rio de Janeiro-RJ). 07 de novembro a 06 de dezembro.

2007  Suporte - mostra audiovisual com curadoria do Coletivo Buraco. Local: Galeria Vilaseca (Rio de Janeiro-RJ). Período: 25 de julho a 25 de agosto.

2007  Pajelança. Curadoria de Denise Cathilina. Local : Galeria do Ateliê da Imagem Espaço Cultural (Rio de Janeiro-RJ). Período: 16 de março a 21 de abril.

2006  Mostra do Filme Livre. Exibição do vídeo “Aquário da Memória”. CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).Datas: 12 e 19 de fevereiro.    

2005  ArtBO – Feira Internacional de Arte de Bogotá. Local: Corferias (Bogotá – Colômbia). Período: 17 a 21 de novembro (publicação de catálogo).

2005  Nano Exposição. Local: Galeria Murilo Castro (Belo Horizonte – MG). Período: 19 a 30 de novembro. Local: Galeria Arte em Dobro (Rio de Janeiro, RJ). Período: 25 de junho a 19 de julho.

2005  Visões Paralelas – Da inquietação do moderno à fotografia contemporânea. Local: Espaço UFF de Fotografia (Niterói – RJ). Período: 16 de junho a 21 de agosto (publicação de catálogo).

2005  Zona Oculta – entre o público e o privado. Mostra do vídeo “ Vila Velha, cidade extinta de pedra”. Local: Espaço Cultural CEDIM (Rio de Janeiro-RJ). Data: 23 de março.

2004  O Corpo Inventado. Local: Conjunto Cultural da Caixa (São Paulo- SP). Período: 27 de agosto a 03 de outubro.

2003  O Corpo Inventado. Projeção audiovisual -série Fotógrafos Contemporâneos. LGC Arte Hoje (Rio de Janeiro, RJ)