QUAL É A SUA?

 

Mostra de jovens fotógrafos brasileiros, integrante do festival Encontros da Imagem 2012 (Braga, Portugal). Estaleiro Cultural Velha a branca. De 14 de setembro a 28 de outubro de 2012.

QUAL É A SUA?

 

Não poderia haver oportunidade mais apropriada para expor este trabalho que o convite dos Encontros da Imagem de 2012, dedicados ao tema da juventude, coincidindo com a inauguração do ano do Brasil em Portugal (paralelamente ao ano de Portugal no Brasil). Esta é uma série que venho realizando em parceria com meus alunos do curso de fotografia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. A EAV é uma das mais reconhecidas escolas de arte contemporânea do Brasil. Fundada em 1975 por Rubens Gerchman, vem desde então acompanhando a formação de grande parte dos jovens artistas brasileiros.

 

Os cursos de Fotografia que ministro na EAV têm como objetivo acompanhar o processo criativo dos alunos que começam a descobrir a fotografia como linguagem. Trabalhamos a construção de imagens autorais e ensaios experimentais simultaneamente à pesquisa de referências da história da arte e da fotografia. Os alunos que se destacam, convido-os a integrarem esta pequena galeria. Cada conjunto é composto por 3 elementos: um trabalho do aluno + um texto curto com uma declaração sua em resposta à pergunta: “O que a fotografia significa para você?” + um retrato do aluno feito por mim. Naturalmente, a pergunta é só um pretexto pra incitar uma fala a respeito, provocar uma reflexão pessoal, deixar registrado um pensamento sobre as possibilidades abertas pelo novo meio.

 

Além da função de guardar a memória de uma parte dos processos que vivenciamos ao longo dos cursos, este projeto é uma oportunidade de celebrar com eles as descobertas e os afetos que compartilhamos no dia a dia da atividade de eternamente aprender a ver e fazer fotografias.

 

 

FICHA TÉCNICA

Simone Rodrigues – coordenação/curadoria

 

Jovens fotógrafos:

André Miranda

Inês Quiroga                                       

Daniel Filippini

Débora Santana                                               

Raquel Guerra                                                

Pedro Faillace 

Diogo Carreira  

Simone Tomé