OBJETIVO

 

A partir do questionamento do estatuto mimético da fotografia, proceder à análise dos padrões de representação na arte ocidental e sua crise de paradigma nos séculos XIX e XX, produzida em parte pelo advento da fotografia. Acompanhar o deslocamento desde a “fotografia como arte” até a “arte como fotografia”. Apresentando um quadro de referências da história da arte e da fotografia. Estimular e acompanhar os processos criativos e as experimentações de linguagem no campo da fotografia, incluindo a fotografia híbrida e suas interações multimeios. Propõe o desenvolvimento de projetos, buscando referenciá-los na história da arte e promover o diálogo com a arte contemporânea.

FOTO-MATRIZ

Escola de Artes Visuais do Parique Lage

Programa teórico-prático desenvolvido desde 2009. Aborda a história da fotografia e os processos criativos, tomando a fotografia como meio de construção de narrativas.

A dinâmica das aulas estrutura-se sobre o estudo da história da arte (através de aulas expositivas), o debate de questões teóricas (levantadas pelas obras analisadas e leitura de textos) e o desenvolvimento dos projetos dos alunos (buscando referenciá-los na história e promover o diálogo com a arte contemporânea). O curso incentivará a elaboração de discursos e as experimentações de linguagem no campo da fotografia e da imagem técnica, incluindo meios híbridos.

Próxima turma: agosto de 2018: http://eavparquelage.rj.gov.br/foto-matriz-i-simone-rodrigues/