NOMES DO AMOR - O AMOR QUE

OUSA DIZER SEU NOME

 

www.nomesdoamor.com

 

 

Nomes do Amor – o amor que ousa dizer seu nome é uma série de retratos de casais LGBT que vivem juntos – casados ou em união estável – há mais de dois anos. O projeto foi idealizado e vem sendo desenvolvido pela fotógrafa Simone Rodrigues desde 2014.

 

A partir da abordagem documental de casais reais, o projeto revela uma amostra da pluralidade ainda pouco conhecida da família homoafetiva brasileira. Por meio de imagens e depoimentos, dá visibilidade e voz a este tipo de família contemporânea (que não conta com estatísticas oficiais), contribuindo para a sua naturalização no convívio social, o esclarecimento contra o preconceito e o reconhecimento do seu estatuto legal e jurídico.

 

Na primeira etapa, as ações foram concentradas na cidade do Rio de Janeiro, circulando pelos bairros de Copacabana, Botafogo, Laranjeiras, Catete, Centro, Barra, Tijuca, Lins, Realengo e Jacarepaguá; entre outras incursões pontuais para além da capital, também foram visitadas as cidades de Niterói e Macaé.

 

Nomes do Amor evoca a memória de Stonewall, que no ano de 2019 irá comemorar 50 anos. A “Revolta de Stonewall” (como é conhecido o violento episódio de resistência dos gays à repressão policial em Nova Iorque, em 1969) é considerada marco inicial do atual movimento de liberação e defesa dos direitos civis LGBT. Com todos os progressos ocorridos, ainda nos encontramos, quase meio século depois, em meio a acirradas disputas pela igualdade, contra a homofobia e pelo reconhecimento da família homoafetiva.

 

Iniciado com recursos próprios, em 2015 o projeto contou com o patrocínio do Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura (linha de Ação LGBT), que viabilizou a execução da maior parte dos resultados aqui apresentados, incluindo o catálogo impresso, o site www.nomesdoamor.com e o vídeo de making-of. A partir de 2016, Nomes do Amor dará continuidade ao trabalho em âmbito nacional, com o objetivo de compor um retrato mais abrangente da família LGBT brasileira.