Projeto coletivo artístico-pedagógico

coordenado por Simone Rodrigues n'A CASA - Fotografia e arte contemporânea desde 2017

TABLEAU VIVANT #1 - MULHERES DO BRASIL

Tendo como objetivo homenagear o movimento feminista no Brasil atual, em toda a sua diversidade cultural, sexual e étnica, nós decidimos reconstruir, ao estilo do Tableau Vivant fotográfico, a icônica obra Demoiselles d’Avingon, de Picasso (considerada a pintura inaugural do cubismo). Com a colaboração de 7 modelos/artistas convidadas (mulheres que vêm se destacando por sua atuação: nas artes, na sociedade e na política), fizemos em estúdio uma performance para a câmera. Construímos uma imagem, usando o nu artístico, a partir da técnica de fotomontagem inventada pelo artista inglês David Hockney, também chamada fotocubismo. Posteriormente, o material foi editado, gerando 5 versões da composição. Cada composição foi construída usando várias dezenas de fotografias.

TABLEAU VIVANT #2 - A ÚLTIMA CEIA

“A Última Ceia” é um retrato crítico da sociedade brasileira contemporânea, construído a partir de duas referências icônicas da história da arte: a cena bíblica que precede a traição e crucificação de Jesus e a obra-prima do Romantismo, "A Lberdade guiando o povo", de Delacroix.

Reunidos em torno do Cristo jovem e negro, a imagem caracteriza tipos sociais e sintomas culturais relacionados a grupos de interesse e forças políticas que interagem e tensionam num cenário em que a liberdade parece ameaçada.

 

O coletivo alinha-se com os movimentos e as ações em prol da liberdade de expressão, das liberdades civis e dos direitos humanos e posiciona-se ativamente contra a onda de censura às artes e o reacionarismo fundamentalista.

Tableau Vivant #1:

Artistas /  performers :

Anitta Boa-Vida

Indianare Siqueira

Júlia Diaz

Luciana Bollina

Maria Antonia Souza

Sandra Benites

Tatiana Henrique

Equipe produção

Aparecida Silva, Bernardo Conde, Christian Odevall

Clara Carsalade, Greice Rosa, Marco Antonio Portela

Morgana Cursino, Rafaela Celano, Silvana Andrade, Simone Rodrigues

Tableau Vivant #2:

Artistas /  performers :

Carlos Alberto Santos: Pastor evangélico

Daniel Farage: Agronegócio

Douglas Bullé: Executivo

Fabian Gomes: Policial

Giowana Cambrone: Liberdade

Joelington Rios: Jesus

Nathália Moura: Miss

Tatiana Henrique: Artista-professora

Victoria Ramos de Mello: Índia

Equipe produção

Andrea Cals, Bernardo Conde, Greice Rosa, Junior Franco, Lucas Lima, Marco Antonio Portela, Rafaela Celano, Renata Giannini.

 

Apoio Cultural:

A CASA

Agência Tyba

Estúdio Lupa

NAU Editora

 

Realização:

A CASA Foto Arte

www.acasafotoarte.com

 

Coordenação:

Simone Rodrigues

1/1